top of page
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
Buscar

Como saber se o processo foi feito da forma correta!


(ouça acima ao invés de ler) Esta é uma pergunta que envolve muitas observações. Por exemplo: (I) o Judiciário julgou de forma correta? (sim! o judiciário erra; mas em “juridiquês” dizemos apenas que se trata de outro ponto de vista, devidamente fundamentado), (II) Meu advogado atendeu a todas as exigências do processo?, (III) Meu advogado fez tudo o que era possível fazer? etc.


Pois bem, antes de te mostrar que estas perguntas se enquadram em diferentes categorias, tenho que te alertar: MESMO QUE TIVÉSSEMOS UM MAPA DESCRITIVO DE TODOS OS PASSOS DO “PROCESSO PERFEITO”, O MESMO RESULTADO, MUITO PROVAVELMENTE, NÃO SE REPETIRIA. ISTO PORQUE, HÁ UMA TREMENDA SUBJETIVIDADE ENVOLVIDA NO PROCESSO DECISÓRIO TOMADO PELO JUIZ (OU JUÍZES, NO CASO DE UM TRIBUNAL).


Mas, como sempre, vou tentar te dar um “norte”.


Vamos focar na resposta, excluiremos deste artigo questões relacionadas ao Judiciário; também vamos excluir questões relacionadas às habilidades técnicas do advogado (estou me referindo à questão de número “II” que fizemos no primeiro parágrafo. E, vamos focar, então, na hipótese levantada na questão de número “III” realizada acima: “Meu advogado fez tudo o que era possível fazer?”.


Contratar um advogado é razoavelmente parecido com contratar qualquer outro serviço, como, por exemplo, um pintor.


Se você está precisando apenas de um retoque na parte externa do muro da sua casa, um pintor iniciante daria conta do recado, talvez você mesmo pudesse fazê-lo! Contudo, se está no meio de uma reforma, do seu primeiro apartamento, na sua cidade favorita, você certamente exigiria do pintor muitas outras habilidades, além de somente pintar. Estamos falando sobre os tons das tintas, combinação de cores, pinturas em diferentes texturas, e por vai …


Um processo judicial é igual, guardadas as devidas dimensões em que o serviço acontece.


No caso do seu processo, pense bem, se fosse comparar com uma pintura, ele seria apenas um retoque na parte externa do muro, ou estaria mais para uma pintura de primeira linha no seu apartamento novinho em folha?


Sei que não preciso responder por você; e agora, vou te mostrar onde quero chegar com isso!


O que determinará o sucesso ou não do seu processo, serão as provas produzidas; vou além, o que determinará o sucesso do seu processo são as RESPOSTAS CERTAS, àquelas que o Juiz está só esperando ouvir, e decidir qual caminho tomar! Ora, o seu processo não é o primeiro que ele vê na vida - estou me referindo do tipo de processo, como exemplo, um gerente pedindo horas extras por não se enquadrar como gerente, em tese -. Após anos realizando audiências, ouvindo funcionários, pensando e decidindo sobre questões relacionadas ao seu trabalho, posso dizer que ele o conhece tão bem quanto você mesmo!


Se o Juiz não ouvir o que deseja, de alguma forma (existem mil formas de se dizer a mesma coisa), você não terá o que pede!


E, aqui entra a habilidade do pintor, ou, no caso do seu processo, do advogado. O conhecimento de todos os aspectos que este tipo de processo envolve (ex: o que você faz, não fez e o que poderia fazer na sua função como bancário, a estrutura da sua empresa e da agência, as normas internas da sua empresa - uma infinidade de detalhes) dá, ao advogado à capacidade de elaborar as perguntas certas, para obter as respostas certas, àquelas que o Juiz quer ouvir!


ree

A ausência do conhecimento dos aspectos que a atividade bancária envolvem - e, especificamente a sua - não tem relação com “processo feito da forma certa ou errada”; mas, tem relação com a habilidade específica do profissional que você escolheu, e esta habilidade não vem com o tempo!


Ou seja, mesmo um advogado com 40 (quarenta) anos de experiência, certamente falharia ao traçar a estratégia do seu processo, por não conhecer as especifidades que um processo de bancário envolvem.


Por isso, escolher profissionais que tenham experiência no ramo (ações trabalhistas para bancários) é crucial! Das decisões que você precisa tomar ao decidir iniciar um processo, esta é a única com capacidade de aumentar as suas chances de um bom resultado.

Continue acompanhando para saber mais!


Entre em contato para analisar o seu caso!


 
 
 

Comentários


bottom of page